Bolsistas:
Arábia Hyokohama,
Lorena Maria e Lorena Cabral |
EMENTA DA OFICINA
DADOS PRINCIPAIS:
NOME: Retextualizando Dom CasmurroDURAÇÃO: 3 encontros, com 1h30min de duração.PROFESSORAS: Arábia Hyokohama, Lorena Cabral e Lorena Maria.PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Médio da Escola Telina Barbosa da Costa em Messejana.ORIENTAÇÃO: Fátima Nascimento.
OBJETIVO:
Aplicar a retextualização com alunos, apresentando uma obra clássica da literatura brasileira e ampliando os conhecimentos sobre o gênero textual Notícia. No final da oficina, esperamos que o interesse em ambas as abordagens se intensifique e o aluno possa ter mais facilidade na compreensão.
METODOLOGIA:
Inicialmente, apresentaremos a ideia da retextualização aos alunos, com um dos exemplos mais “clássicos”, mostrando que existem várias formas de aplica-la, procurando dizer que eles já a conheciam, porém não com este nome. Explicar sobre a retextualização, suas características, a necessidade de conhecê-la em seu cotidiano. Durante as aulas, vamos explanar o gênero que será estudado, juntamente com a apresentação e o debate sobre a obra de Machado de Assis, para que os alunos possam ter facilidade de associar a proposta de retextualização que eles irão realizar.
PLANOS DE AULA:
1º ENCONTRO
Apresentar o conceito de retextualização, através da música “Conversa de Botas Batidas”, de Marcelo Camelo, que foi composta a partir de uma notícia. Introduzir a obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, como base da proposta de retextualização. Reiterar as características do gênero Notícia, que será o nosso produto da oficina.
2º ENCONTRO
Fazer a leitura em grupo do capítulo “O Imperador”, que será o nosso ponto de partida para o processo de retextualização. Iniciar, em sala, a produção da proposta, fazendo monitoria junto aos alunos.
3º ENCONTRO
Leitura das retextualizações em forma de apresentação de jornal. Avaliação da produção: SATISFATÓRIA ou INSATISFATÓRIA